Boletim e Mapeamento Epidemiológico 23|07|2020 - COVID-19

I. Recebeu na data de hoje, notificação de 03 (três) casos DESCARTADOS para a COVID-19 referente a pessoas que recolheram o teste e aguardavam resultado, são elas: 01 (uma) pessoa do sexo feminino, 38 anos, profissional da área de saúde de São Luiz do Paraitinga e moradora de outro município; 01 (uma) pessoa do sexo masculino, 61 anos, morador do Bairro do Pamonã; e 01 (uma) pessoa do sexo masculino, 21 anos, morador do Centro.

II. Recebeu também, notificação de 03 (três) casos CONFIRMADOS para a COVID-19. Trata-se de 01 (uma) pessoa do sexo masculino, 70 anos, morador do Bairro São Sebastião, o qual se encontra internado; 01 (uma) pessoa do sexo masculino, 40 anos, morador do Bairro São Sebastião, cujo teste foi realizado pela empresa da qual faz parte, localizada em Taubaté, o paciente se encontra em isolamento e cuidado domiciliar; 01 (uma) pessoa do sexo feminino, 21 anos, moradora do Bairro do Selado, a qual se encontra em isolamento e cuidado domiciliar.

III. Hoje ainda, recebeu a notificação de 01 (um) caso SUSPEITO para a COVID-19. Trata-se de 01 (uma) pessoa do sexo feminino, 78 anos, moradora do Bairro dos Medeiros. A mesma se encontra em isolamento e acompanhamento domiciliar, aguardando o momento próprio para realização do teste.

*ACOMPANHAMENTO DOMICILIAR: A Secretaria Municipal de Saúde informa que, de acordo com o protocolo da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, ampliará a realização de testagem para os pacientes que apresentem sinais e sintomas para a COVID – 19.
Essa ampliação é uma investigação laboratorial de casos suspeitos de COVID-19 que deve ser entendida como uma ação integrada de vigilância em saúde e assistência, compondo a linha de cuidado para esses casos.
Será realizado o teste rápido nos serviços de saúde do município para aqueles pacientes que apresentarem sinais e sintomas de COVID – 19. O teste rápido será utilizado num algoritmo de decisão frente a cada situação específica, dependente do indivíduo que será testado e da situação epidemiológica vigente.
Esses pacientes com sinais e sintomas considerados suspeitos permanecerão isolados em cuidado domiciliar onde serão acompanhados pelas equipes de Saúde da Família e, havendo necessidade, no momento próprio o teste rápido será realizado.
Diante disso, serão acrescentados no boletim diário os casos suspeitos em acompanhamento domiciliar.