Regularização Fundiária

No ano de 2010, o Município firmou parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Habitação – Programa Cidade Legal, para iniciar o processo de regularização fundiária dos bairros urbanos do Município. O trabalho foi iniciado com o diagnóstico fundiário de todos os bairros que representa o histórico da ocupação irregular do solo urbano.

A regularização fundiária visa garantir infraestrutura e título de propriedade para os moradores destes bairros e reverter o processo desordenado de ocupação do território, que desencadeou na ocupação das encostas e margens do Rio Paraitinga, bem como nos inúmeros problemas de risco, existentes hoje na zona urbana.

Em 2011, o Instituto de Terras do Estado de São Paulo assumiu os trabalhos de Regularização Fundiária, realizando levantamento planialtimétrico, levantamento cadastral e análise jurídica para encaminhamento ao Programa Cidade legal.

O ITESP já conclui os trabalhos de levantamento do Bairro Santa Terezinha para subsidiar o processo judicial que corre perante a comarca de São Luiz do Paraitinga, em face do Loteador e encontram-se em trabalho de campo no Distrito de Catuçaba e  no Bairro do Alto do Cruzeiro.

Além dos trabalhos do Programa Cidade Legal, o Setor de Planejamento tem realizado reuniões com moradores, proprietários de lotes, Loteadores e Responsáveis Técnicos pelos Empreendimentos dos Bairros São Benedito e Bairro Benfica, a fim de promover a regularização jurídica e a execução de obras de infraestrutura necessárias à liberação de novas construções nestes locais, de forma ordenada.

DOCUMENTOS PARA DOWNLOAD

 

Audiências Públicas Audiências Públicas Audiências Públicas Audiências Públicas Audiências Públicas Audiências Públicas Audiências Públicas Audiências Públicas Audiências Públicas Audiências Públicas Audiências Públicas Audiências Públicas Audiências Públicas