FESTA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
FESTA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS
De 19 a 25 de setembro
Locais: Capela e Largo das Mercês
PROGRAMAÇÃO MUSICAL
Show João Bá - 80 anos
João Batista Oliveira, conhecido como João Bá, é um compositor e cantador brasileiro que atua também como ator, poeta e contador de histórias. Filho de lavradores pobres, começou a trabalhar quando criança para ajudar a família na pequena lavoura na cidade de Crisópolis, no sertão da Bahia. As dificuldades da infância pobre e difícil o levaram a observar a natureza ainda no trabalho, formando assim um tema recorrente até os dias de hoje em suas canções. Aos doze anos, começou a compor e cantar. Hoje, sua obra reúne mais de duzentas músicas, muitas delas gravadas por artistas de referência no cenário musical brasileiro como: Hermeto Pascoal, Almir Sater, entre outros. É considerado um dos mais respeitados cantadores vivos.
João Bá se define um "compositor orgânico", ou seja, ligado organicamente à natureza, um músico que explora seus sentidos e interligações para chegar a uma forma musical. Define sua estética como simples, mas intensa. Seu trabalho busca despertar o senso crítico e a compreensão consciente de que todas as coisas estão interligadas entre si e suas raízes. Pesquisador da cultura popular brasileira, traz na sua poesia e composições o canto de resistência da natureza, o jeito simples de louvar a terra, a vida, o respeito à história e à memória da cultura popular.
Dia 21/9, às 20h30
Local: Largo das Mercês

OBS: A Capela das Mercês (estima-se que tenha sido inaugurada em 1814) foi destruída pelas águas da grande enchente que atingiu a cidade em janeiro de 2010. Foi reconstruída nos moldes originais e atualmente permanece aberta aos finais de semana para visitação.
Uma curiosidade: Um longo processo de restauração também foi feito na imagem de barro da Nossa Senhora das Mercês, uma santa grávida de mais de 200 anos, que ficou deteriorada com o abalo na Capela. Essa imagem é raríssima, sendo a única original preservada no Brasil.
Nossa Senhora das Mercês é uma das designações atribuídas à Virgem Maria na Igreja Católica. Considerada protetora dos marinheiros e mercadores do Mar Mediterrâneo, e no Brasil foi tida como a padroeira da libertação dos escravos. Chegou em São Luiz do Paraitinga em 1809, trazida por uma mineira de Caetés.
Vide matéria publicada em 2010: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u680545.shtml