Gestão Participativa

Dando continuidade aos trabalhos de Gestão iniciado com a elaboração do Plano Diretor da Cidade e nos termos do Estatuto da Cidade e da Lei Municipal do Plano Diretor que determina no artigo 225 que “É assegurada a participação direta da população em todas as fases do processo de gestão democrática da política urbana da cidade mediante as seguintes instâncias de participação: I. audiências públicas, conferências municipais, seminários, consultas públicas; II. conselho Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Estratégica; III. conselhos reconhecidos pelo Poder Executivo Municipal; IV. iniciativa popular, na forma da lei, de projetos de lei, de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano; V. programas e projetos com gestão popular; VI.orçamento participativo …” o Setor de Planejamento tem amparado suas ações a partir de princípios de Gestão Participativa da Cidade.

Dessa maneira, tem articulado a realização de audiências públicas, fóruns de discussão e acompanhado o andamento dos trabalhos do Conselho Municipal de Planejamento (COMUPLAN), do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA), do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (CONDEPAC), indicando diretrizes e ações para a Gestão da Cidade.

Em razão de pautas comuns, COMUPLAN e CONDEMA tem realizado reuniões conjuntas para tratar da temática “Desenvolvimento e Planejamento da Zona Rural”.

O COMTUR está dedicado, no momento, a se reestruturar e colocar em prática os trabalhos de Planejamento Estratégico em Comunicação para o Turismo.

O CONDEPAC promove discussões sobre diretrizes de preservação de bens materiais e imateriais da zona rural, como fazendas históricas, capelas e práticas culturais.

As reuniões dos Conselhos Municipais acontecem mensalmente no CERESTA.


Conselhos

A partir de 2010, mensalmente, membros dos Conselhos se reúnem no CERESTA para tratar de temas importantes para o desenvolvimento sustentável de São Luiz do Paraitinga.Atuações importantes dos Conselhos tem sido objeto de ações da Administração Municipal, destacamos a deliberação do CONSELHO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO que, em reunião de 2010 indicou ao Poder Executivo que o valor das doações ao Município, no pós enchente, deveriam ser destinadas à aquisição de área, definida no Plano Diretor, como Zona Especial de Interesse Social, para construção de mais um Conjunto Habitacional de Interesse Social para atender moradores de áreas de risco e para suprir déficit habitacional do Município. Referida indicação, aceita pelo Executivo Municipal, foi homologada pelo Juízo de Direito, desta comarca e, o projeto de novo Conjunto Habitacional será implantado em parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretária de Habitação. A Prefeitura aguarda decisão judicial de imissão na posse do terreno, para dar início ao projeto.

Neste ano, os Conselhos de Planejamento e de Meio Ambiente, tem priorizado suas discussões e ações para projetos a serem implantados na zona rural do Município, tendo em vista a necessidade de se promover uma política sólida de desenvolvimento sustentável da nossa extensa zona rural.

Em reunião datada de 03 de abril de 2012, os Conselhos acompanharam a apresentação de vários projetos que estão em andamento da zona rural com o propósito de promover articulação entre estas, bem como evitar sobreposições de atuações, bem como promoveram discussão sobre implantação de novos projetos no Município como PLANO DE DESENVOLVIMENTO RURAL TERRITORIAL – PDRT, apresentado pela FIBRIA e já desenvolvido no Estado do Espírito Santo e do projeto Associação Corredores Ecológicos, que propõe a recuperação e reflorestamento de áreas com intuito de conectar áreas de importância ecológica, no Vale do Paraíba.

Acompanhe os trabalhos dos Conselhos:


Audiências Públicas

O Poder Público Municipal institui a realização de audiências públicas para levar informação e dar publicidades às ações da reconstrução e às políticas públicas de desenvolvimento da cidade. Audiências realizadas pelo Setor de Planejamento:

2010

  • “Reconstrução do Patrimônio Histórico” – Participantes CONDEPHAAT, IPHAN e Prefeitura
  • “Causas e Soluções para as Enchentes de São Luiz do Paraitinga” – Realização: Ministério Público; Participantes: DAEE, USP e Prefeitura Municipal.
  • “Reconstrução da Igreja Matriz, da Capela das Mercês e restauro da Igreja do Rosário” Participantes: IPHAN, CONDEPHAAT, PREFEITURA MUNICIPAL, MITRADIOCESANA DE TAUBATÉ E INSTITUTO ELPÍDIO DOS SANTOS.

2011

  • Exposição do Diagnóstico de Risco – áreas de deslizamento – Bairro do Alto do Cruzeiro; Participantes: IPT E PREFEITURA MUNICIPAL.
  • Exposição do Diagnóstico de Risco – áreas de inundação – Centro Histórico; Participantes: IPT E PREFEITURA MUNICIPAL.

Soluções para as inundações de São Luiz do Paraitinga – Participantes: SECRETARIA DE SANEAMENTO DO ESTADO/DAEE E PREFEITURA MUNICIPAL.

 

Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa Gestão Participativa