COVID-19 - CoronaVírus

O que são coronavírus?

Os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde os anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças respiratórias graves.

Em janeiro de 2020 a Organização Mundial da Saúde foi notificada sobre um novo coronavírus na China, atingindo um número significativo de pessoas, causando desde leves infecções respiratórias até casos mais graves.

Como ocorre a transmissão?

Em humanos a transmissão ocorre de pessoa-a-pessoa, ou seja, o coronavírus pode ser transmitido principalmente pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros, assim como pelo contato com as mãos contaminadas com secreções respiratórias que contenham vírus.

Quais ações devemos adotar neste momento de alerta global?

Neste momento de alerta global, a melhor estratégia para lidar com este assunto e contribuir para sua prevenção é compartilhar informações confiáveis e de qualidade com toda a população. Além disso, é fundamental que medidas básicas de prevenção sejam adotadas por todos, inclusive profissionais e alunos das escolas, promovendo assim um ambiente saudável, promotor de saúde para atuar neste período de alerta global.

Os cuidados abaixo são medidas preventivas muito importantes para reduzir a transmissão do novo Coronavírus, assim como de outros microrganismos de transmissão respiratória ou por contato.

CORONAVÍRUS: